Vereador Luiz da Luz solicita instalação de Base Integrada cidadã para cidade de Tibau/RN


O Vereador Luiz da Luz, presidente da Câmara Municipal de Tibau, deu entrada na última sessão requerimento convidando o Tenente Júlio César que é o comandante do Pelotão de Polícia de Tibau, nesta quarta-feira (25) para apresentar informações sobre a implantação e funcionamento de uma Base Integrada na cidade praia.

Além disso, será apresentado indicação solicitando entendimentos entre a Prefeitura de Tibau e a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social para que possa ser instalada a Base Integrada da Policia Militar em pontos considerados críticos: I - Sede do Pelotão, II – Fronteira com Icapuí/CE, III – Praia das Emanoelas (Esquinão da Lagoa) e IV – Entrada da Cidade (Gancho), com relação à segurança pública no município de Tibau. 

Vale salientar que o município de Tibau, está localizado no litoral oeste potiguar, com uma população de aproximadamente 4.000 habitantes, apresenta uma característica peculiar, por ser limítrofe com as cidades de Mossoró, Grossos e Icapuí, possibilitando a passagem de um público flutuante que traz consigo a possibilidade de ocorrências adversas em sua área. Outro fato marcante é que durante nos períodos de alta estação, nossa cidade chegar a recepcionar um público de cerca de 100.000 visitantes, fato que dificulta o trabalho dos agentes de segurança do estado, em especial da Policia Militar.

O efetivo de policiamento desta área constitui um desafio para a Segurança Pública, por durante o período de baixa estação encontrarmos com uma baixa no quantitativo policial deste destacamento, dificultando o trabalho dos policiais militares no combate à criminalidade, em especial, o tráfico e consumo de drogas, os crimes contra o patrimônio e contra a vida.

Neste sentido a união de forças da cúpula das instituições que fazem a segurança pública na cidade de Mossoró buscam na “Operação Tibau Segura”, uma solução mais eficaz para o combate aos recentes índices de criminalidade registrados na Cidade de Tibau, aumentando o número de policiais no patrulhamento diuturno da área.

Luiz de Luz disse que a Base Integrada Tibau Segura (BICS) segue o atual modelo das Bases Integradas Cidadãs que estão em pleno funcionamento nas cidades de Mossoró e Baraúna tendo estas já alcançados resultados significativos no combate ao crime através de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo Estado que proporciona mais Policiamento na Rua e uma presença fixa da Policia Militar nos bairros mais críticos com relação a violência. 
  
Funcionamento da Base Integrada: 

A Base Integrada é uma espécie de posto policial avançado que funciona em locais violentos através de convênio assinado entre Prefeitura Municipal e Secretaria Estadual de Defesa Social e Segurança Pública, a Prefeitura assume o compromisso de pagar as diárias e alimentação dos policiais. 


A Prefeitura também compete providenciar uma sede mobiliada, com telefone e computador, além de uma viatura que pode ser conseguida também junto ao Governo do Estado. A Secretaria de Segurança compete providenciar os policiais que atuarão em dias de folga, viaturas e comandar as operações.